quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vibrações positivas (ah, se Salvador fosse assim o dia todo...)

Boa tarde pra você está de férias mas acordou às cinco da matina, botou um biquinhinho, vestiu um shortinho, sandalinha havaiana, bolsinha de pano e partiu para pegar o buzu com destino ao Porto da Barra, porque hoje foi dia de aula experimental de remo (de grátis). 

Nos pontos de ônibus, às cinco e meia da manhã, embora ainda não lotados, uma galera a espera do seu buzu para cumprir mais um dia de trabalho e garantir o leitinho das crianças. Bastaram quinze minutos para que o "motô" fizesse o trajeto Pituba / Porto da Barra (e olha que ele nem correu) e eu descobrir que Salvador sem engarrafamento é mais gostoso que brigadeiro com filme velho em dias de chuva. Coisa "margostosa" de meu Deus. 

Quem vive ou já viveu aqui deve saber que o dia fica claro muito cedo e, hoje, às seis, o sol já estava refletindo nas águas azulinhas daquele mar maravilhoso. Aliás, se vocês puderem, deem um pulinho no Porto, por volta das cinco e meia / seis horas da manhã. É uma energia incrível. Os velhinhos fazendo natação, a galera geração saúde correndo na orla, quase zero de poluição sonora e ninguém pensando que você é turista, querendo te empurrar cadeira e sombreiro. A areia ali, toda livre, para você escolher onde esticar a canga e aquele solzinho de leve, para corar o rosto e te deixar com cara de saudável. 

A aula de remo? Espetacular! A canoa sai do Forte Santa Maria, vai até o MAM e dá uma paradinha pro povo dar aquele "tchibum". O visual é incrível. Ver, de dentro do mar, o contraste entre os prédios monumentais do Corredor da Vitória e as casinhas amontoadas da Gamboa, avistar toda imensidão da Baía de todos os Santos, sem saber para que lado olhar, porque tudo ali é lindo demais, peixinhos pulando e, lá longe, o farol da Barra, me faz sentir vontade de fazer isso todos os dias, porque são essas coisas que embelezam a vida e fazem com que nos sintamos revigorados para enfrentar, com bom humor e disposição, qualquer inconveniente, inclusive horas de engarrafamento, dentro de um ônibus lotado. 

Por último, como não poderia faltar, o look que me acompanhou nessa missão foi o mais simples possível, no estilo "roupa que uso dentro de casa". Nada de me emperequetar toda, como se estivesse indo ao shopping ou a um desfile moda praia (ainda mais às cinco da manhã) com chapéu, brincos enormes, pulseiras, colares, se, chegando lá, eu vou ter que tirar tudo mesmo. Prefiro o bom e velho short, camiseta e chinelo. Simples assim!

(clique na foto para ampliar)

(clique na foto para ampliar)
 Levei a saia jeans, como peça de reserva na bolsa, porque o short molhou todo durante a aula de remo e eu não ia entrar no buzu de volta pra casa com a roupa ensopada e molhar o banco onde outro colega se sentaria posteriormente (sou pobre, mas sou educada).
(clique na foto para ampliar)
O Porto da Barra às 5:55 a.m.

(clique na foto para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário